Páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Engenharia Social, não seja vitima.


Muitas pessoas quando ouve falar sobre o assunto ataque com engenharia social, pensam logo em um ataque por meio de uma tecnologia, através de um computador ou celular, mas a verdade que ela existe há muito mais tempo, ela pode ser praticada até mesmo sem o uso desses equipamentos.
O ataque é feito na fragilidade da vitima com uso da persuasão ou até mesmo abusando da ingenuidade ou confiança do usuário. Esse tipo de ataque tem como objetivo obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores, celulares ou informações.
A engenharia social é preocupação para as empresas, pois 90 % dos ataques são direcionados a elas, os hackers se beneficiam pela falta de treinamento dos colaboradores, a falta de conhecimento é favorável, então não basta a empresa proteger seu servidor ou sistema isso não vai livra-las de ataque ou vazamentos de informações sigilosas. A engenharia social é considerada uma arte de enganar ou manipular pessoas. Então não adianta a empresa ter os melhores softwares se não tiver seus funcionários treinados.
A engenharia social pode ser vista de um modo “psicológico”, porque os métodos mais básicos de persuasão são: insinuação, personificação, conformidade e até mesmo velha amizade. Mas independentemente do método usado o objetivo principal é convencer a pessoa dar informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário