Páginas

sábado, 25 de abril de 2020

O que é memória RAM?

A memória RAM faz a ponte entre o processador e os componentes armazenados. É ela que transporta os dados requisitados pelo processador do cartão de memória ou do chip de memória flash embutido no aparelho.
Assim quanto mais memória RAM o aparelho tiver, maior será a fluidez de informações no smartphone e menor o tempo de reprodução dos arquivos e aplicações, respeitando também a velocidade máxima do processador.
A sigla RAM, em inglês, significa Random Access Memory, ou Memória de Acesso Aleatório. Esse nome se relaciona aos dados contidos nesse componente, acessados de forma aleatória, independentemente de sua localização.
A principal função da memória RAM no celular é encaminhar ao processador as informações que serão rodadas, arquivos de aplicações, vídeos, músicas, páginas navegadas, fotos, entre outros.
Após processados, o resultado retorna novamente para a memória RAM, que os encaminha para seu destino: a tela, para ser visualizado, ou as saídas de áudio do smartphone.
Muitos confunde memória RAM com a memória interna mas suas funções são totalmente distintas.
Enquanto a memória interna armazena definitivamente todos os arquivos como aplicativos, fotos, músicas e documentos, a memória RAM encaminha os dados ao processador.
Apesar disso, os componentes exercem suas funções em conjunto, uma vez que toda informação armazenada já foi ou será processada.
Outra diferença entre as memórias é o seu tamanho: a memória interna deve ser bem maior do que a memória RAM.
Além disso, diferentemente da memória interna, quando o celular é desligado, os arquivos e dados são apagados da memória RAM, pois a sua função não é armazenar e sim transportar as informações.
Existe também a memória somente de leitura ou ROM (acrônimo em inglês de read-only memory) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas.
ROM onde ao contrário da memória RAM, a ROM mantém seus dados mesmo sem energia, por isso serve como armazenamento de longo prazo para um smartphone. Porém, ela tem uma capacidade limitada para aceitar dados novos. Os chips ROM mais antigos, produzido pela primeira vez em 1965, recebiam a sua programação na fábrica, e era permanente. As novas gerações de ROM prontamente recebem novas programações, principalmente nas atualizações do sistema operacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário